sábado, 22 de agosto de 2009

A importância da cópia de segurança

Na informática, a cópia de segurança, ou "backup", é a cópia dos arquivos de um dispositivo de armazenamento à outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos arquivos originais, quando há falha no hardware, apagamentos acidentais, pane no sistema operacional ou vírus.

Para um usuário doméstico as opções mais comuns de dispositivos de armazenamento que podem ser usadas para guardar a cópia de segurança são o CD, o DVD, o pendrive e o HD externo. Em ordem de capacidade de armazenamento no CD cabem apenas 700 MB, no DVD cabem 4,7 ou 8,4 GB, os pendrives mais comuns são de 1 GB à 32 GB e os HDs externos variam de 80 GB ou mais.

A escolha do dispositivo ideal para sua cópia de segurança vai depender do tamanho dos arquivos, do tempo que as cópias devem ser mantidas e também do preço do produto, um CD custa bem barato e dura por muitas décadas mas pode não ter espaço suficiente para seus arquivos. Porém nada impede de se usar mais de uma mídia.

Outro detalhe importante é no momento da cópia dos arquivos. Não é muito aconselhável utilizar sempre o mesmo dispositivo de armazenamento nas operações de cópia, principalmente em casos de CDs e DVDs regraváveis (CD-RW e DVD-RW) onde é necessário limpá-los antes de cada cópia. Justamente no momento que a mídia estiver limpa você não terá cópia de segurança alguma! Nestes casos é recomendável ter pelo menos duas mídias, usando-as alternadamente, enquanto uma está sendo preparada, a outra mantém uma cópia de segurança.

Pendrives e HDs externos também correm riscos quando estão conectados ao computador. Se seu sistema ficar infectado com algum vírus e você não perceber, no momento que o dispositivo for conectado ao seu computador o vírus poderá infectar os arquivos no pendrive e no HD externo. Uma pane elétrica também pode comprometer a saúde de todos os seus equipamentos quando eles estão conectados entre si.

Importante reforçar, sempre tenha uma cópia de segurança anterior à que você estiver realizando. Por este motivo que pendrives e HDs externos não são muito seguros se tiver apenas um para ser utilizado. O ideal é utilizar mídias que, uma vez gravadas, não serão utilizadas no dia a dia, e os CDs e DVDs são perfeitos para isso.

A periodicidade das cópias de segurança deve ser analisada em função da quantidade de arquivos alterados em seu computador, se o volume for elevado as cópias devem ser diárias. Uma situação como exemplo é a cada dia realizar cópias para o seu pendrive e quando tiver uma quantidade suficiente para encher um DVD, faz então a cópia para um DVD, e recomeça no dia seguinte a usar o pendrive até o próximo DVD.

Mas dentre todos os arquivos existentes em seu computador, o que é necessário ter em cópia de segurança? Basicamente os arquivos produzidos diretamente por você, por exemplo, documentos produzidos em um editor de texto, em um editor de planilha eletrônica, fotos carregadas da sua câmera digital, arquivos baixados pela internet, músicas etc. Além destes também deve-se incluir os arquivos variáveis dos softwares que você utiliza, como os favoritos do seu navegador, os seus e-mails, os "savegames" dos seus jogos, sua agenda de endereços, contatos etc.

O que não é necessário guardar em cópia de segurança são os arquivos do sistema operacional e os softwares instalados, pois estes serão automaticamente restaurados se houver a necessidade da reinstalação de todo o sistema.

Lembre-se, o computador não é eterno e quando ele parar vai ser confortante saber que seus arquivos importantes estão guardados em um lugar seguro. Faça sempre cópias de segurança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário